Buscar no blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Computador: seu histórico, sua evolução e funções;




1957 - Chegou um Univac-120, o primeiro computador no Brasil, adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo, era usado para calcular todo o consumo de água na capital. Ocupava o andar inteiro do prédio onde foi instalado. Equipado com 4.500 válvulas, fazia 12 mil somas ou subtrações por minuto e 2.400 multiplicações ou divisões, no mesmo tempo.




1960 - a Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria., quando dois blocos ideológica e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação
A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. O ataque inimigo nunca aconteceu, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia era que dava início ao maior fenômeno midático do século 20, único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas.


Surge o mouse em 1968 - Hoje parece impossível mexer no computador sem a ajuda de um mouse, certo? Pois agradeça ao Douglas Engelbart por ter criado esse "ratinho" em 1968, depois de ter passado 5 anos desenvolvendo esse equipamento essencial aos usuários de computadores.  A primeira versão que ele fez era de  madeira, esse primeiro mouse tinha apenas um botão e movia-se sobre pequenas rodinhas. Mas as pessoas comuns só tiveram o gostinho de usar o mouse um bom tempo depois: em 1982, quando a empresa Apple lançou o famoso sistema de "apontar e clicar". Foi nesse mesmo ano que criaram o mouse de duas teclas.







DISQUETE EM 1971 - A IBM lança no mercado mundial o primeiro disquete, eles tinham apenas quase 1,2MBs de espaço.









IBM PC 1981 - Em 1981 a  IBM lança o PC-5150, o antecessor de todos os micros existentes atualmente, tendo na época 64 Kbytes de memória e velocidade de 4,77 megahertz. 
O sistema operacional era MS-DOS foi o software utilizado pelo PC-5150, desenvolvido pela Microsoft, o que proporcionou uma aliança entre a IBM e a Microsoft. 





Em 1982 - Como encomenda para a empresa de computadores Grid, projetou um computador portátil cuja tela fazia as vezes de tampa, se fechando sobre o teclado. O computador Grid Compass é considerado o primeiro laptop da história.







 
 1984 - A Apple lança o Macintosh, o primeiro computador com mouse e interface gráfica. A utilização do disquete de 3 ½ cresceu devido à sua utilização no Macintosh.








1985 - A Microsoft lança uma versão do Windows e do Word que rodam em computadores Macintosh.











1991 - Essa história é incrível, na Universidade de Cambridge na Inglaterra, o laboratório onde os pesquisadores Paul Jardetzky e Quentin Stafford-Frazer trabalhavam possuía apenas uma cafeteira, como a sala dos pesquisadores ficava longe do local onde estava a cafeteira, muitas vezes depois de percorrer o longo caminho, eles se deparavam com a cafeteira vazia. Sendo assim, tiveram idéia de colocar uma câmera na frente da cafeteira, as imagens eram transmitidas a um servidor e posteriormente a um sistema interno, então quando batesse aquela vontade de beber um café, bastava olhar pela janela do software e verificar o nível da cafeteira, assim era só descer as escadas e apreciar um belo café.






(1997) Nokia 9000i Communicator - O verdadeiro “primeiro celular e computador de bolso” do mundo. A nova configuração física do aparelho comprometeu o regime do celular. Mas a gordura extra dava ao usuário a possibilidade de enviar e receber fax, mensagens de texto e e-mail, além de acesso limitado à Web através de 160 mensagens SMS.









1999 - O Linux é lançado pelo finlandês Linus Torevald.













Abril 2010 - as lojas dos EUA recebiam aquele que se tornaria um dos principais produtos inovadores do século, o iPad. O casamento perfeito entre as funcionalidades de um computador e a portabilidade proporcionada. Cheio de truques e funcionalidades, o tablet impressionou muita gente e logo ganhou sua 2ª versão e alguns concorrentes. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os tablets já estavam presentes há mais ou menos 50 anos.







Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário