Buscar no blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sistema Windows 7 e Linux Educacional.



Características

O Linux Educacional se encontra na versão 4.0, usa o ambiente gráfico KDE. Esta nova versão do Linux Educacional está baseada no ubuntu 10.04 e traz mudanças na interface do sistema. O usuário pode testar o Linux Educacional sem precisar instalar no computador. Isto é importante, pois o novo usuário pode conhecer este Sistema Operacional sem afetar o seu computador.
A versão 4.0 apresenta três opções de uso de acordo com as necessidades das escolas. As opções são :
  • Pessoal : a instalação é destinada para máquinas de uso pessoal.
  • Desktop : destina-se para as escolas com equipamentos individuais. Homologado para os pregões 38/2006 e 45/2007.
  • Multiterminal : destina-se para as escolas com equipamentos multiterminais. Homologado para os pregões 68/2009, 83/2008 e 71/2010.
O Linux Educacional vem com um programa denominado Wine. Este programa permite ao usuário utilizar programas que funcionam no Sistema Operacional Windows. O Linux Educacional apresenta o BrOffice instalado (versão 3.2). Nele estão instalados o Impress, o Base, Draw, o Calc e o Writer. Na parte da Internet, temos os navegadores Firefox e o Konqueror. Temos inclusive o Messenger para Linux (aMSN). Para visualizar arquivos em.pdf, o Linux Educacional apresenta o Okular.
O Linux Educacional é voltado, principalmente, para escolas, embora possa ser utilizado em computadores domésticos. Um dos principais recursos disponíveis no Linux Educacional 4.o é a EDUBAR. A EDUBAR é uma barra que apresenta atalhos para os portais do MEC. Sendo eles:
  • Portal do Professor: espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio, além um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores. Seu principal objetivo é enriquecer a prática pedagógica do professor. O conteúdo inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudios e textos. Nele, o professor pode preparar a aula e ficar informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios, estados, área federal e sobre a legislação específica.
  • Domínio Público
  • TV Escola
  • Banco de Objeto Internacionais
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_Educacional



Características

O Windows 7 tem suporte a processadores de 32bits e 64bits, e compatibilidade de drivers e aplicações garantida com o Windows Vista. Ele conta com uma quantidade de drivers muito superior aos seus predecessores, principalmente na área de conectividade, na qual pretende facilitar ao máximo a conectividade do computador à internet.
A interface com o usuário recebeu novos recursos muito interessantes, como novos recursos de navegação (Aero Shake, Aero Peek e Aero Snaps), um menu de contexto personalizado por aplicativo (por exemplo, ao clicar com o botão direito no Windows Media Player o menu de contexto exibe os controles de execução). Com o Explorer é possível colocar pastas num mesmo lugar, porém cada uma com origem diferente (chamam isso de conceito livraria), os favoritos são exibidos juntos com as pastas de navegação não tendo mais nenhuma separação entre eles e a pré-visualização de arquivos agora conta com suporte a mais formatos de arquivos, podendo visualizá-los dentro do próprio Explorer sem precisar usar um programa específico.
Mesmo com todos esses recursos o Windows 7 não vem com editor de imagens, editor de filmes e nem mesmo um cliente de correio de forma nativa, porém a Microsoft disponibiliza gratuitamente o pacote de aplicações Windows Live Suite que possui muito mais aplicativos que esses.
Fonte:
http://www.microsoft.com/brasil/windows7/default.aspx



Nenhum comentário:

Postar um comentário